“Comunicação Consciente é para mim?”

Porque eu devo aprender Comunicação Consciente?

Se você é uma pessoa que fala em público, sim. Comunicação Consciente é para você.
E o que é falar em público? Quando há um emissor de uma mensagem e um receptor para essa mensagem, acontece a COMU-NIC-AÇÃO entre esses indivíduos ou grupos, ou seja, a AÇÃO de tornar uma INFORMAÇÃO COMUM entre pessoas. Eu falo em público quando dou uma aula, faço uma palestra, apresento um trabalho ou projeto, quando conduzo uma reunião, quando faço um discurso num casamento, por exemplo. Além dessas circunstâncias presenciais e síncronas, eu também falo em público durante uma reunião virtual, gravando uma aula ou vídeo, gravando áudios, me posicionando em ambientes virtuais de modo síncrono ou assíncrono. Atualmente, a grande maioria dos modos de comunicação interpessoal, podem ser definidos como FALAR EM PÚBLICO.

Porém, tanto nos exemplos acima, como em tantas outras circunstâncias vividas por nós, a comunicação não acontece sempre de modo tranquilo e fluído. A Comunicação Consciente favorece o processo de emissão e recepção da mensagem para que ele atinja o objetivo de forma eficaz, propiciando uma comunicação mais clara e sem ruídos. A Comunicação Consciente é para você que percebe que existem esses ruídos, ou seja, dificuldades e desvios no processo de emissão e recepção da mensagem.

Na prática, a Comunicação Consciente é para pessoas que sentem ansiedade ou têm algum tipo de dificuldade para se expor e falar em público. É para pessoas que possuem vícios de linguagem, falta de clareza ao se expressarem, dificuldade para estruturar o pensamento e organizar bem suas ideias; é para quem não faz o melhor uso das suas ferramentas de comunicação, quer dizer, quem não utiliza bem a voz e o corpo para se expressar. É para pessoas que sofrem com medo de falar em público (speaking anxiety) e que apresentam sintomas físicos que dificultam ou até mesmo impedem o momento da fala.

A Comunicação Consciente é para líderes. Executivos, Diretores, Gerentes, Políticos, Chefes de Departamentos, Dirigentes de Instituições e profissionais em posição de liderança que frequentemente necessitam conduzir equipes, reuniões e se apresentarem. Os líderes em geral sofrem grande impacto com os ruídos na comunicação, pois a relação clara entre emissão-e-recepção da mensagem é crucial para essas posições.

A Comunicação Consciente é para os profissionais do meio acadêmico. Professores, diretores de escolas e instituições de ensino, que necessitem de reciclagem e de novas técnicas para o melhor desempenho de suas funções. A Comunicação Consciente é para estudantes e profissionais sob processo seletivo. Pois numa entrevista de candidatura, o momento da fala é crucial para a obtenção do êxito desejado, além de ser uma situação que por si gere muito estresse.

Por fim, a Comunicação Consciente é para Palestrantes e, também, para profissionais e estudantes do meio artístico: Atores, Artistas e Diretores. Estes profissionais estão constantemente expostos ao público e, quando se tornam conscientes da imagem que projetam, se beneficiam do aprimoramento da sua performance e do modo como se conectam com seu público. A Comunicação Consciente é para toda pessoa que se identifique com um trabalho de autopercepção e aprimoramento e deseje se expressar com mais confiança, empatia e autenticidade.