Afinal de contas, o que é Comunicação Consciente?
É o estado de atenção plena no ato de comunicar-se. É a ação consciente de focar meu pensamento no momento presente, que é o da fala e, intencionalmente criar coerência entre pensamento, fala e ação.
E o que quer dizer isso?
Quer dizer que me coloco num estado de máxima consciência e atenção plena quando vou falar em público. Este estado é consequência de autopercepção e conhecimento dos meus recursos expressivos, tanto verbais como não verbais. Quando estou consciente dos meus recursos expressivos, utilizo-os com segurança e propriedade, criando assim, uma comunicação clara e eficaz.
Então...me dá um exemplo?
Claro. Quando falo para um grupo de pessoas, digamos numa palestra ou apresentação de um trabalho, eu uso a minha voz para me comunicar. Saber usar a própria voz com consciência, ou seja; qual o melhor tom, volume, dominar os recursos vocais que são mais adequados para a situação da fala, tudo isso irá favorecer a comunicação da minha mensagem. Assim como a voz, o corpo também fala e, quanto mais consciente estou do conjunto dos meus recursos expressivos, melhor me comunico.
E como aprendo Comunicação Consciente?
Por um processo de auto-observação e aprimoramento que envolve a aprendizagem de técnicas de consciência vocal e corporal. Principalmente, perceber quais são os comportamentos inconscientes que se revelam na forma como me comunico, torná-los conscientes e depois, integrá-los. Assim, os meus comportamentos inconscientes, uma vez que me conscientizo deles, tornam-se meus aliados na comunicação.
Em que se baseia a Comunicação Consciente?
A Comunicação Consciente é um termo também usado na CNV (Comunicação Não Violenta), técnica desenvolvida pelo psicólogo clínico Dr. Marshall Rosenberg, que tem a intenção de nos reconectar com a nossa capacidade compassiva através da linguagem. A CNV distingue Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedidos, usando uma metodologia para melhorar as relações humanas.
Aqui na ACT o conceito da Comunicação Consciente é aplicado à Oratória e se baseia em 3 pilares:
1) Técnicas de interpretação e técnicas de consciência vocal e corporal;
2) Desenvolvimento da autoconfiança e preparação para apresentações públicas;
3) Meditação e práticas da respiração;
Na ACT por meio da Comunicação Consciente, cuidamos do processo da comunicação verbal e não verbal com autopercepção. Como resultado, atingimos o aprimoramento da nossa comunicação interpessoal e uma melhor performance ao falar em público.